terça-feira, 9 de junho de 2009

Resumo

A nova aula de português: O computador na sala de aula.
De acordo com a autora, o computador é uma realidade em sala de aula, porém muitos professores não estão capacitados para manusear este instrumento de trabalho. Para isso é importante que aconteça a capacitação dos educadores, não sendo preciso saber tudo sobre esta máquina.
Para trabalhar os textos no computador é preciso ter intimidade e aos poucos, pode-se aprender a cada dia um pouco mais. Enviar e-mails e saber navegar na internet, são condições indispensáveis para quem usa o computador na sala de aula.
A língua materna vai ser apenas um instrumento para aprender outras disciplinas. Com isso o aluno estará estudando a interdisciplinaridade.
Mesmo com todos os avanços tecnológicos, a gramática não deve ser excluída da vida do aluno, por isso devemos ensinar aos alunos a tirar suas duvidas sobre a gramática padrão, ou seja, deve servir como os dicionários, um livro de consulta. Não deve esquecer-se de falar aos alunos que a gramática culta não é a dona da verdade absoluta e também não contem todas as respostas a respeito dessa variante da língua portuguesa.
O professor tem a responsabilidade de estimular os alunos a fazerem reflexões sobre o funcionamento da linguagem e aproximando novamente, o que nunca deveria ter acontecido, o distanciamento dos fatos gramaticais e o uso da língua.
O educador não precisa ficar preocupado com tudo que o aluno encontrará usando o computador. Ele vai servir para o aluno como meio de pesquisa e através dessa busca de conhecimento o professor aprende com o aluno e vice-versa.
Os alunos também trocarão idéias com pessoas bem distantes, ou seja, até fora do País. O papel do professor será oferecer desafios e questões interessantes para seus alunos explorarem o que o computador pode lhe oferecer. Os alunos não devem ser esquecidos durante suas pesquisas no computador, para que não procure sites pornográficos na internet, apagar programas, etc. Suas tarefas devem ter limites de tempos. Como toda a aprendizagem, os alunos que tem facilidade em usar o computador devem acompanhar o inexperiente, para que esse não se sinta entediado por não ter domínio sobre o instrumento.
Quando os alunos encontram um texto mal escrito, o professor usará como problemas para ser discutido a respeito de uso de mecanismo lingüístico, estruturação e organização do texto. Depois de toda a critica a respeito do texto, propor aos alunos a reescrita correta desse texto.
Para ter um resultado satisfatório, cabe ao professor planejar o uso dos recursos e informações para levar a sala de aula. Sendo assim há algumas sugestões sugeridas pela autora como: home Page, usar a internet e CD Roms para fazer pesquisas. Muitas atividades podem ser feitas em forma de fogos, os e-mails também podem oferecer oportunidades para o uso e reflexão sobre a nossa língua. Também é importante lembrar que durante essas atividades os professores e os alunos deverão estar sempre atentos à adequação e ao bom emprego dos elementos lingüísticos que estão sendo usados; os elementos coesivos, a seleção lexial, a estruturação dos períodos, a organização dos textos, entre outros.
Há resistência de profissionais com relação ao computador em sala de aula, por que muitos professores não dominam este instrumento. Por isso, ele deve ser constantemente avaliado como todos os outros recursos didáticos utilizados.

Um comentário:

  1. Alessandra, muito interessante este artigo e seu resumo conseguiu cercar as informações que de fato tornam este trabalho da Coscarelli uma grande contribuição para professores de todas as áreas do conhecimento, seria interessante que vc incluisse na sua postagem o nome da autora e destacasse o título deste artigo resumido.

    ResponderExcluir